Pedro Farina - PandoraPix


Pedro Farina nasceu em 1987, no Rio de Janeiro, e trabalha com Artes Visuais desde 2005.

Formado em Jornalismo pela PUC-RJ, estuda na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e na Casa de Cultura Laura Alvim.

Seus trabalhos mais recentes questionam a relação do homem contemporâneo com o tempo – um tempo onde não há espaço para quase nada além de internet e eletrônicos, o que causa uma evidente diluição das relações humanas.

Participou de exposições no Centro Cultural Hélio Oiticica, Centro Cultural dos Correios, Centro Cultural da Justiça Federal, Ateliê da Imagem, entre outros.

Ganhou prêmio de melhor fotografia no Festival dos Sertões em 2012 com a vídeo arte “Dispersão”.

Dirigiu e realizou os filmes “Rua da Conceição – A vida que ninguém vê” e “O Silêncio do Tempo”, que partem de sua pesquisa sobre os limites entre documentário e ficção, e direção de não-atores.

Dirigiu a fotografia de outros três filmes e, com o trabalho “Meninas da Vila” (realizado em coletivo com Marcelo Carrera), foi escolhido para integrar a mostra “Um olhar sobre a fotografia carioca” por Patrícia Gouvêa.

Participou da exposição coletiva “Em Obras” com curadoria de Franz Manata em 2013, e realizou exposição individual em 2010 com curadoria de Helena Ruschel.

Destacam-se cursos de Arte de Vanguarda Brasileira com Franz Manata, Artes Plásticas com Marcos Bonisson, Processo Criativo com Charles Watson, Filosofia da Arte com Fernando Cocchiarale, Estudo do Plano com Cadu, Estudo do Espaço com João Modé, Vídeo Arte com Analu Cunha, Matiz Digital com Simone Rodrigues, Fotografia Digital com Denise Cathilina, Litografia com Tina Velho, Arte Contemporânea com Pedro França, Serigrafia com Evany Cardoso, entre outros.

Site: www.pedrofarina.com